perfumes

GUIA DEFINITIVO DE PERFUMES

22 de outubro de 2018 0 Comments

Definitivamente, 10 entre 10 pessoas amam perfumes. Claro que as preferências variam, mas ninguém consegue fugir dessa tentação do universo da beleza. E com tantas opções diferentes no mercado, ficam as dúvidas: qual o tipo de perfume que devo comprar? Como entender as notas e famílias olfativas para comprar pela internet?

perfume

Por isso, preparei um guia definitivo para você não errar mais na hora de escolher sua fragrância favorita (confesso que já errei bastante!) e virar uma expert em perfumes!

EAU DE PARFUM ou EAU DE TOILETTE

Antes de ir as compras, o ideal é entender o que significam essas siglas que vem estampadas na embalagem do seu perfume. Tanto o Eau de Parfum (EDP), quanto o Eau de Toilette (EDT) tem a ver com a concentração de fragrância pura, o que interfere, diretamente, na fixação do perfume à sua pele.

 

PERFUMES FEMININOS

Mas, para complicar um pouquinho mais (na verdade, te dar outra opção), temos a Deo Colônia, que é bastante utilizada pela indústria brasileira. Ela é bem próxima do Eau de Toilette, já que sua concentração pode chegar a até 10% e sua fixação pode variar de 6 a 8 horas. O motivo da nomenclatura diferente é mais mercadológica mesmo…

E, para finalizar, ainda temos o Splash, que pode ser chamado também de Água de Banho. Aqui, a concentração é bem pouquinha, até 1% só. E a fixação dura, em média, 2 horas.

MAS, EM QUE DEVO INVESTIR ENTÃO?

Tá, a gente sabe que o dinheiro não cai do céu e que precisamos escolher o melhor custo benefício… mas, isso vai depender do seu gosto, do clima de onde você mora… uma série de fatores que, analisados em conjunto podem te ajudar a escolher com mais certeza. Aliás, já ter uma noção do que você gosta, de qual fragrância representa melhor seu estilo já ajuda também.

 

FAMÍLIAS OLFATIVAS, NOTAS E OUTROS DETALHES

PERFUME

 

Já me peguei, inúmeras vezes, procurando saber mais sobre um perfume nesse mundão da internet e me deparar com umas nomenclaturas estranhas: cítrico oriental, floral frutado com notas amadeiradas… no fim das contas, a gente se perde e vai na sorte, né?! Mas, basta entender a estrutura dessas famílias olfativas e o que significa cada descrição (notas, estrutura, etc) da fragrância escolhida que fica bem mais fácil saber do que você gosta ou não.

Os perfumes são derivados de óleos essenciais, que, por sua vez, podem ser extraídos da natureza ou fabricados sinteticamente (em laboratório). Esses óleos são misturados com água e álcool e, assim, nasce o perfume. Para dar mais “corpo” ao perfume, várias essências são misturadas, criando uma estrutura. Por isso que, algumas vezes, as pessoas sentem cheiros diferentes do mesmo perfume.

 

FAMÍLIAS OLFATIVAS

As Famílias Olfativas são os “grupos de cheiros“. Sabe aquele perfume que tem cheiro de baunilha? Então, ele é da família dos orientais. Ou aquele que tem um cheiro de mato? É da família dos frescos. E por aí vai. Listei aqui os queridinhos,  que a gente encontra em muitos perfumes e acaba não sabendo distinguir. Mas não se engane, tem também as famílias Ozônicas (cheiros mais metálicos, tipo quando está começando a chover), Chipre (mistura dos cítricos com os amadeirados), Aquáticos (cheiro de mar, cachoeira) e de Couro.

 

perfumes

 

Pirâmide Olfativa (estruturação da fragrância)

Você já percebeu que quando passa seu perfume ele tem um cheiro. Lá pela metade do dia, você está com outro cheiro. E quando volta pra casa, está com outro cheiro? É porque seu perfume tem uma estrutura que podemos chamar de Pirâmide Olfativa. Todo perfume é composto por 03 tipos de notas: Cabeça, Coração e Base.

As notas de Cabeça (notas de saída), são aquelas que você sente logo que passa o perfume. Elas duram de 05 a 10 minutos (tempo que você “se acostuma” com o cheiro) e logo desaparecem. Já as notas de Coração (notas de corpo) te acompanharão por até 06 horas. E, por fim, as notas de Base (notas de fundo), fixadas de 08 a 10 horas na sua pele, são uma espécie de assinatura do perfume.

 

perfumes

Ah, e vale lembrar também que os perfumes agem de maneira diferente em nossa pele, afinal, eles se adaptam ao nosso cheiro natural. Por isso que aquele perfume que você amou na sua amiga não te agrade tanto na sua pele.

 

MAS, E NA HORA DE COMPRAR ONLINE?

Minha dica é simples: pesquise bastante. Geralmente os sites deixam, na descrição do produto, a pirâmide olfativa com as famílias ou essências. Só com essas informações você já consegue determinar o que você gosta e o que não gosta.

perfumes1- Euphoria – Calvin Klein / 2- Nina – Nina Ricci / 3- Fantasy – Britney Spears / 4- United Dreams: Stay Positive – Benetton / 5- Poison Girl – Dior / 6- Good Girl – Carolina Herrera / 7- Miss Dior – Dior

Mas, se ainda tiver alguma dúvida, vá até uma loja e experimente. Não precisa ter vergonha não! A melhor forma de saber como o perfume funciona é na pele. Fuja daqueles papeizinhos que as vendedoras oferecem e dê uma borrifadinha no seu braço. Sinta as notas de cabeça nos primeiros 10 minutos e aguarde até as notas de coração ficarem mais pronunciadas. Se curtir o resultado dele, corra pro site (ou loja) e compre!

TRUQUES PARA O PERFUME DURAR POR MAIS TEMPO

PERFUMEE pra fechar esse guia de experts em perfumes, 5 dicas, bem espertas, para você fazer seu perfume durar MUITO MAIS. nm,

1- Passe estrategicamente: Pulsos, atrás das orelhas, pescoço e dobra do braço são excelentes regiões. Isso porque nesses locais tem muita circulação sanguínea e deixam a fragrância em evidência por mais tempo.

2- Nunca esfregue: A fricção ajuda a dissipar o cheiro com maior rapidez.

3- Conserve corretamente: Guardar seu perfume em locais quentes, expostos à luz do sol ou à umidade excessiva destroem componentes da fórmula e diminuem seu poder e intensidade. Evite guardá-los, por exemplo, no banheiro.

4- Passe após o banho ou com um creme sem cheiro: A umidade do corpo após o banho ajuda a segurar a fragrância por mais tempo e ainda evita que suas roupas fiquem manchadas pelos óleos da fórmula. Para quem tem a pele seca, usar um creme sem cheiro antes é um ótimo truque: a oleosidade do creme ajudará a reter as notas de fundo e te deixar cheiroso por mais tempo.

5- Tenha mais de uma opção: Passar sempre o mesmo perfume, faz com que você não sinta mais o cheiro dele (você se acostuma). Por isso, tenha sempre mais de uma opção. O ideal são 3: um para o dia a dia, outro para noite ou ocasiões especiais e um terceiro para intercalar em ocasiões ou para troca estações.

E aí, gostou?

Não esquece de compartilhar esse post com suas amigas e amigos que curtem perfume e me seguir lá no instagram e na fanpage também!

Beijão, Mari 🙂

Mariane Borsatto

Jornalista de moda e a voz por trás da coluna #InventandoModa na rádio Jovem Pan (Três Rios). Aqui, no meu site, falo de tudo que me inspira: moda, estilo, viagens, lifestyle e, claro, tudo com uma pitada de primeira pessoa.

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS