EU DETESTO (MUITO) RÓTULOS. Acredito que cada um deve se sentir bem, acima de qualquer coisa (leia-se idade, gênero, cor, classe social, orientação sexual, religião…). E, quando me perguntam (logo para quem, né?!) se moda tem idade, tenho vontade de GRITAR!

NÃO, MODA NÃO TEM IDADE. Também não tem gênero. E não tem cor. E não tem rótulos! Moda é o terreno mais livre que pode existir. É o lugar seguro para ser o que você quiser. É a liberdade em seu significado mais puro.

Fico realmente chocada triste quando ouço alguém dizer: “não posso usar tênis… já passei dos 40!“… ou, quando recebo esse tipo perguntas/comentários: “Dê dicas para mulheres mais velhas, também!”, “Mas, quem passou dos 30 pode usar isso?”, “Dê dicas de looks para mulheres acima dos 40/50/60…” Oi? Então quer dizer que conforme os anos vão passando, devemos abdicar de tudo àquilo que nos torna… nós mesmas?

Sinceramente, não me imagino, no auge dos 40/50/60 ou mais, não usando tênis, por exemplo! EU AMO TÊNIS! São confortáveis e sim, fazem parte do meu estilo! Bem como não me imagino, nessas mesmas idades, usando roupinhas de vovó! Eu quero/pretendo ser livre para brincar com a moda até o meu último dia de vida! Porque a moda é isso… uma brincadeira!(Parem de levar tudo tããão à sério, gente!)

Mas, se depois disso tudo você ainda duvida que moda não tem idade, eu vou te provar. Olhe com atenção todas as fotos garimpadas abaixo. Elas são mulheres, acima dos 40/50/60/70, que esbanjam estilo e não se limitam à idade! Aliás, eu usaria todos os looks que elas estão usando, facilmente!

INSPIRE-SE SEM MODERAÇÃO! 

 

PATRÍCIA POETA

A jornalista e apresentadora está nessa lista pra provar que os 40 são os novos 20! Ela está em sua melhor forma e enchendo de estilo as manhãs de sábado no programa É de Casa, da Rede Globo.

View this post on Instagram

Repost from @gshow – Pro #ÉdeCasa deste sábado, @patriciapoeta apostou num look praiano com toque supermoderno! ☀️✨ [📷: Sonia Schneiders/Gshow] Bom dia! Se tem um lugar que não sai da cabeça em dias de calor, esse lugar é a praia, não é?! 😂✌️E nesses dias, a vontade é de usar looks que tenham um estilo praiano, ainda que na cidade. A saia pareô é o mix perfeito entre o visual de praia e cidade. Funcional para as mais diversas ocasiões, ela pode ser feita desde a simples amarração de um lenço (num estilo “faça você mesmo”), até os modelos mais elaborados como o meu. Então, se gostou da ideia, aposte nela! Super kisses! Um ótimo sábado! #lookdodia #edecasa

A post shared by Patricia Poeta (@patriciapoeta) on

 

 

CONSUELO BLOCKER

Filha da papisa da moda, Constanza Pascolato, Consuelo, no auge dos seus 50+, leva a moda de um jeito leve e suuuuper autêntico. Ela é blogueira e, no Consuelo Blog, dá dicas incríveis de viagem, lifestyle e claro, moda!

 

 

 

 

GLÓRIA MARIA 

Uma das jornalistas mais renomadas do Brasil. Referência na profissão e também em estilo. No auge de seus 60+, Glória Maria esbanja estilo em suas viagens pelo mundo (até mesmo quando tem que usar hijab!).

View this post on Instagram

Pra entrar um pouco no clima de carnaval! @revistawow

A post shared by Gloria Maria (@gloriamariareal) on

 

 

 

 

CONSTANZA PASCOLATO 

A PAPISA DA MODA. Nada menos que isso. Precisamos descrevê-la mais? Acho que não, né?! ;p

Constanza, com seus 70+, arrasa no quesito estilo, esbanjando vitalidade e elegância! Constanza é empresária e consultora de moda. Além de ser integrante da Academia Brasileira de Moda. Ela também comanda um blog que leva seu nome e, claro, como não poderia deixar de ser, tem uma assinatura fashion: seus icônicos óculos escuros.

 

 

 

 

GLÓRIA KALIL 

EU SOU SUPER FÃ DA GLORINHA! (Íntimas, né?! #sqn) Sério, já li TODOS os livros dela, sou devoradora de seus post nos blog CHIC. Aliás, já a encontrei em um evento de moda no Rio. E sim, ela é super simpática! Além de MEGA estilosa: no dia ela estava com uma calça de risca de giz, uma camisa de maxi poás, um lenço no pescoço e um par de mules/oxfords/loafers ou mocassins (não me lembro exatamente os sapatos, porque fiquei impactada com o look dela… se qualquer pessoa colocasse aquele look, com certeza, precisaria de um borogodó à mais para chegar aos pés daquela mulher!). Acho que é por isso que faz tanto sucesso: um híbrido de carisma e estilo, sem esforço!

 

Mas, vamos ao que interessa… Ela também está na casa dos 70+ e continua sendo referência em estilo. Aliás, em suas combinações diferentonas, ela prova que ousar é parte da brincadeira da moda. E, sim, é muita inspiração em uma persona só!

 

 

 

 

E aí, me conta nos comentários… você acredita que moda tem idade?

Beijos, Mari.

 

 

 

Mariane Borsatto

Jornalista de moda e a voz por trás da coluna #InventandoModa na rádio Jovem Pan (Três Rios). Aqui, no meu site, falo de tudo que me inspira: moda, estilo, viagens, lifestyle e, claro, tudo com uma pitada de primeira pessoa.

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS