Ah, como eu amo essa fase do ano!!! Todo mundo se pega planejando, colocando as metas pra jogo. Afinal, não há hora melhor pra isso, né?! Por isso que sempre tiro as primeiras semanas de Janeiro para planejar meu ano. E, em 2018, não seria diferente. Minha rotina é doida: gerencio em uma empresa familiar, estudo, produzo conteúdo pra Jovem Pan (olha o #InventandoModa aí!), para minhas redes sociais e pro blog. Além de cuidar de mim e da minha família, né?! Meus dias poderiam ter, facilmente, 48 horas.  Mas, como não tem… eu lanço mão de alguns truques e estratégias para deixar tudo mais prático e não furar nenhuma meta. E sei que muitas mulheres, assim como eu, buscam se organizar para poder curtir (dormir) um pouco mais o ano. Por isso, resolvi reunir tudo aqui, em um post resumidão, tudo que eu faço, para te ajudar também!

 

 

UM BOM PLANNER

Pode ser agenda, planner, até um bloquinho ou planilha no computador. O importante é colocar seus compromissos e metas o mais visíveis possível! Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Pra mim funciona melhor colocar no papel. Escrever faz minha memória funcionar melhor. Mas, acabo combinando o planner com a agenda do google! 🙂

O truque aqui é o seguinte: escolha um dia (e horário específico, se possível) para planejar sua semana. Isso tem que ser um compromisso seu com você mesma. Não pode furar! Em 30 minutinhos você planeja a semana e vai ver: a semana vai render!

 

 

ESTRATÉGIAS PARA DESTACAR COMPROMISSOS IMPORTANTES

Eu vivo esquecendo datas importantes ou compromissos. Por isso, desenvolvi uma estratégia própria: adesivos de bolinhas coloridas para cada tipo de coisa! O vermelho é para contas para pagar, o amarelo é para compromissos de trabalho, laranja é para me lembrar dos aniversários… e assim por diante. Assim, toda vez que vejo uma bolinha na agenda, sei que é importante! Chama atenção. E, assim, eu não esqueço de mais nada!

 

CRIE ESTRATÉGIAS PARA SUA ORGANIZAÇÃO

E não são só as bolinhas que me ajudam não. Eu não vivo sem esses acessórios de papelaria: marcadores de texto, flags, post it… Inclusive, tenho um caderninho que mora na minha bolsa. Como é pequeno, carrego pra todos os lugares mesmo! Muitas vezes uma ideia de post ou coluna surge e pronto: saco meu caderninho e desenvolvo ali mesmo. Depois que adotei essa técnica (graças ao livro Roube Como Um Artista), meu fluxo de ideias ficou mais organizado! 🙂

 

Não é sempre que estou com meu planner físico na mão. Por isso, compromissos muito importantes vão parar na minha agenda do celular. Até porque posso compartilhá-la com meu marido, o pessoal do escritório… Fica mais fácil organizar horários e não marcar mais de um compromisso pro mesmo horário. Mas, pra se organizar, você precisa de uma estratégia pessoal. Eu uso muitas ferramentas na hora de me organizar (planner, agenda do celular, app de gestão de tarefas e agenda de mesa). E se eu não me “entendesse” nisso tudo minha rotina iria ser uma loucura!

 

Acabo usando o calendário de mesa para deixar visível aquelas datas importantes: aniversários, compromissos… Funciona como um lembrete mesmo.

Já o quadro de avisos serve como aquele rascunhão: preciso comprar algum remédio ou faltou alguma coisa nas compras da casa? Anoto aí. Preciso ligar para alguém? Anoto aí também. Geralmente são aqueles lembretes rápidos, que logo serão resolvidos e não valem uma folha de post it ou um pedaço do planner. 😉

 

TECNOLOGIA A FAVOR DA ORGANIZAÇÃO

Já dei spoiler (no começo do texto) que uso alguns apps para me ajudar a organizar meu dia a dia. Alguns só no celular e outros no meu pc também. Na verdade, gosto de testar tudo pra ver se funciona pra mim. É bem isso mesmo… tentativa e erro!

Atualmente tenho alguns favoritos que tem me ajudado muito: na minha organização pessoal, financeira, gestão de equipe e até na organização dos conteúdos do blog/fanpage e colunas.

TOP 5 APPS FAVORITOS PARA ORGANIZAÇÃO

1 – Agenda do GMAIL – Ela é imbatível. Esta com você em todos os momentos, te avisa dos compromissos e você ainda pode compartilhá-la. A agenda do GMAIL é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A! Eu já uso há um tempão e sim, é o meu app número 1!

2 – FLAT TOMATO – Você já ouviu falar na técnica Pomodoro? Não tem nada a ver com o molho de tomate e sim com aquele timer (bem fofinho), em formato de tomate, que fica na cozinha. A ideia é dividir seu tempo em blocos com tempos curtos de descanso entre eles. Assim, você rende mais. E sim, parece mágica!

Meus blocos têm 40 minutos de trabalho e 7 de descanso. E, depois de 5 blocos de 40 minutos, eu ganho 20 de descanso longo. Nos tempinhos curtos eu posso levantar, tomar uma água, dar uma espiada no celular.  E nos descansos longos eu aproveito para comer alguma coisa, dar uma relaxada mesmo. Mas não vale “furar” o horário. O alarme tocou, volta pro trabalho.

3 – TRELLO – Descobri o Trello no fim de 2017. Testei ele e coloquei em prática para gestão da minha equipe, no escritório. Mas, como a ferramenta é mágica, acabei adaptando pro blog também. Lá criei alguns painéis e vou organizando minhas tarefas. Você pode sincronizar com sua agenda do gmail e até com o dropbox. Além disso, pode convidar pessoas para seus quadros. Ah, e existem duas versões: a gratuita e a paga. Gostei tanto que já estou pensando em migrar! 🙂

4 – Zero Paper – Uma das partes que eu mais detesto organizar é a financeira. Mas, com alguns planos para 2018 que necessitam de organização do nosso dinheiro, tive que lançar mão desse app. Na verdade, eu já uso o Zero Paper no escritório há 3 anos! Mas, agora também uso para gerenciar nossa conta pessoal. E sim, já estou vendo resultados. A assinatura do app é no cartão de crédito (bem baratinha!) e você consegue guardar até os comprovantes de pagamento nele! Vale bem a pena!

5 – MindMeister – É um mapa mental e me ajuda a organizar as minhas ideias. Sim, sou dessas que perde o sono às 3h da manhã com aquela ideia genial. Se eu tentar dormir, não vou lembrar nunca mais dela. Então, saco o celular e registro nesse APP a ideia. Depois é só desenvolver, com calma, ponto por ponto.

Esse app foi tão útil, que já planejei até reforma de casa nele! hehehe…

 

E você, como se organiza? Conta pra gente nos comentários. Suas dicas podem me ajudar e também à outras leitoras aqui do blog! 🙂

Um beijo, M.

Mariane Borsatto

Jornalista de moda e a voz por trás da coluna #InventandoModa na rádio Jovem Pan (Três Rios). Aqui, no meu site, falo de tudo que me inspira: moda, estilo, viagens, lifestyle e, claro, tudo com uma pitada de primeira pessoa.

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS